Tóli César Machado : O Fundador dos GNR Lança-se a Solo (E Este Espírito Também Cheira a Fado e a Música Africana)

Espírito é o alter-ego de Tóli César Machado, o fundador, compositor, baterista e guitarrista dos GNR que agora se lança a solo neste projecto cujo primeiro single se chama “Contrário da Escuridão” (ouvir em baixo). No álbum “Espírito”, que é editado amanhã, dia 13, pela Nova Ação, Toli tem companhia nas vozes de Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), da brasileira Dom La Nena, da luso-moçambicana Selma Uamusse, do fadista Ricardo Ribeiro e de Marcela de Freitas. Nas letras estão José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Jónatas Pires e o já referido Adolfo Luxúria Canibal, enquanto a produção do álbum está a cargo de Rui Maia (X-Wife e Mirror People). O comunicado:

ESPÍRITO é a nova visão musical de Toli César Machado, compositor do GNR (Grupo Novo Rock) há cerca de 35 anos, que agora se estreia a solo, como compositor de todas as canções.

A solo, mas pouco, pois ESPÍRITO é mais um coletivo, senão vejamos: Para a lírica das canções, o compositor convidou José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Adolfo Luxúria Canibal e Jónatas Pires num jogo de sedução criativa, onde em alguns temas o compositor se inspirou na lírica, e noutros o escritor se inspirou na música, num resultado surpreendente;

Para dar voz a oito dos dez temas, Toli César Machado convidou Ricardo Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Selma Uamusse, Dom La Nena e Marcela Freitas. Com uma clara intuição por parte do autor de que estes seriam os cantores certos para cada uma das canções, estes com as suas magníficas interpretações acabaram por as elevar ao sublime.

Não menos importante também a colaboração de Rui Maia (X-Wife e Mirror People), convidado para a produção do álbum, no qual mergulhou a fundo e que com a sua estética musical marcada acabou por ter uma contribuição decisiva no resultado final.

ESPÍRITO é música portuguesa com inspiração na interculturalidade, um projeto global que pretende expressar o espírito lusófono em constante mutação. É música portuguesa. De Portugal para o Mundo!

Faixas:

1. Contrário da Escuridão ft. Marcela Freitas

2. Preso Por Um Fio ft. Ricardo Ribeiro

3. Imortal

4. Acrobata ft. Marcela Freitas

5. Comédia do Amor Oiça aqui.

6. Enlouquece Toda a Gente ft. Adolfo Luxúria Canibal

7. Eu Sei Que Ainda Me Vês ft. Marcela Freitas

8. África

9. A Voz Que Trago ft. Selma Uamusse

10. Passos Perdidos ft. Dom La Nena

Ficha técnica:

Toli César Machado – Piano, Teclados, Programações e Guitarra

Ianina Khmelik – Violino

Luísa César Machado – Baixo e Contrabaixo

Rui Maia – Sintetizadores, Baixo, Guitarra e Programações

Miguel Ferreira – Teclados (em “O Acrobata”)

Convidados especiais:

Adolfo Luxúria Canibal

Dom La Nena

Marcela Freitas

Ricardo Ribeiro

Selma Uamusse

Produção – Rui Maia

Misturado por Nuno Roque @ NU Recordings

Masterizado por Miguel Pinheiro Marques @ SDB Mastering

Artwork – Roda Dentada, por João Vitorino

Produção Executiva – Paulo Carvalho e Joana Duarte

Edição Nova Ação

Distribuição Nova Ação