Katia Guerreiro : Um Novo Álbum Produzido por José Mário Branco (E… Representante Portuguesa da Ode2Joy)

Há, pelo menos, duas grandes novidades vindas do lado da fadista Katia Guerreiro: uma é que está para breve um novo álbum – quatro anos depois de “Até ao Fim” – que é desta vez produzido por… José Mário Branco. A outra é que vai ser ela a representante portuguesa da Ode2Joy (um concurso que apela à criatividade em torno do “Hino à Alegria” de Beethoven), a convite do tenor Plácido Domingo, presidente da entidade promotora desta iniciativa, a Europa Nostra. O comunicado:

Pela ocasião das celebrações do Ano do Património Cultural Europeu (2018), Katia Guerreiro foi convidada pelo Maestro Plácido Domingo a participar no #Ode2JoyChallenge, um desafio lançado pela Europa Nostra, organização não governamental que celebra e promove a herança cultural europeia e um dos orgãos consultivos de maior importância para a UNESCO.

Plácido Domingo, Presidente desta organização, lançou o repto e convidou vários artistas, representantes de cada Estado Europeu, sendo Katia Guerreiro a convidada do Maestro a representar Portugal neste desafio.

Esta não é a primeira colaboração de Katia Guerreiro e do Maestro Plácido Domingo, fruto da sua admiração mútua. Já em 2017, Katia concretizou o sonho de partilhar o palco com um dos artistas que mais admira, o Maestro Plácido Domingo. O desejo comum de cantarem juntos tornou-se realidade num espectáculo memorável no MEO Arena, em Lisboa.

SOBRE O DESAFIO

#Ode2Joy Challenge

No texto de apresentação do desafio, presente na página oficial da Europa Nostra, lê-se que “a iniciativa lançada (…) pretende celebrar o Património Cultural Europeu – tangível e intangível (…) através das redes sociais.”

O desafio procura estimular a criatividade e encorajar a participação “#Ode2Europe” numa perspetiva humanística e cultural, assente em valores comuns, na história e no património.

Destina-se a todos os cidadãos e não só a artistas profissionais ou amadores (cantores, músicos, bailarinos): qualquer interpretação criativa do «Hino da Alegria» é bem-vinda (fotografia, vídeo, um desenho, um cartoon, uma app, um jogo, um poema, uma história…), encorajando-se também as escolas a participar.

A calendarização do desafio, etapas e festividades já se encontra presente na página do #Ode2Joy Challenge.

KATIA GUERREIRO

Unanimemente reconhecida como uma das mais importantes Fadistas do novo milénio, Katia Guerreiro é, acima de tudo, uma das maiores embaixadoras do Fado e de Portugal nos mais variados palcos e círculos culturais internacionais.

Com cerca de 18 anos de carreira, o percurso de Katia tem sido feito nos grandes palcos nacionais e internacionais, como o Coliseu dos Recreios, a Ópera de Lyon, Ópera de Rennes, Ópera de Vichy, Ópera de Ancara, no Olympia de Paris, na Filarmónica de Berlim, na Catedral de Luxemburgo, no Palais-de-Beaux-Artes em Bruxelas, Teatro Romano de Mérida e nos mais variados festivais de músicas do mundo, passando por países como África do Sul, México, Tailândia, França, Japão, Líbano, Noruega, Arábia Saudita, Nova Caledónia, Marrocos, Espanha, Brasil, Tunísia, Turquia, China, Canadá e muitos mais.

Tal trajecto tornou-se fulcral na divulgação e exposição do Fado, abrindo caminho para o sucesso luso que hoje registamos nas constantes visitas e digressões de vozes nacionais a palcos e públicos estrangeiros. Após inúmeros anos de digressões, o fulgor e intensidade do seu Fado, puramente tradicional, não dá sinais de abrandar.

2018 marca o regresso de Katia aos discos. O seu próximo álbum, que contará com a produção de José Mário Branco, já está a ser preparado. A sua edição está prevista para a Primavera de 2018.