Lusitanian Ghosts : Os Cordofones Portugueses Como Nunca se Ouviram (ou Misturaram)

Apesar de já não ser uma novidade a utilização de cordofones tradicionais portugueses num contexto rock, a proposta musical dos Lusitanian Ghosts é absolutamente original ao propor a criação de canções ancoradas no rock’n’roll mas que têm em vários antigos instrumentos de cordas – as violas beiroa, campaniça, braguesa, terceirense e amarantina – os seus protagonistas. A banda, uma super-banda, é formada por Neil Leyton, Micke Ghost, João Sousa,  Vasco Ribeiro Casais (Omiri), O Gajo e membros dos Primitive Reason, entre outros. O seu primeiro álbum está quase a chegar e dele já se conhece o teledisco do primeiro single, “Trailer Park Memories”, e a primeira parte de um “making of” do disco. O comunicado:

“Onde o passado se cruza com o futuro:
uma missão para preservar e promover a cultura musical portuguesa,
adaptando as anciãs violas regionais populares ao rock n roll internacional.”

Neil Leyton

Na sequência do lançamento do single de estreia dos Lusitanian Ghosts, “Trailer Park Memories”, surge agora o making of que acompanha as sessões de gravação deste coletivo de artistas de diferentes sonoridades mas com uma Portugalidade inerente em comum.

Estas são imagens exclusivas e inéditas do processo de criação do primeiro disco de originais dos Lusitanian Ghosts, na sua versão digital no final de maio. Depois do lançamento deste making of, será também divulgado um filme-documentário, realizado por André Miranda, que começou precisamente por realizar o making of e acompanhou os Lusitanian Ghosts num percurso que os levou à descoberta da origem dos instrumentos tradicionais que os acompanham neste trabalho.

O making of acompanha as gravações deste disco nos estúdios Canoa, na zona oeste de Portugal e dá a conhecer de perto o coletivo de artistas composto por: Neil Leyton (voz, baixo, acústica, Beiroa), Micke Ghost (guitarras eléctricas, Amarantina), João Sousa (bateria e percussões), Vasco Ribeiro Casais (Braguesa, Nyckelharpa), O Gajo (Campaniça), Abel Beja (Terceirense) e Guillermo de Llera (Toeira, percussão).

O single “Trailer Park Memories”, primeiro tema a ser retirado do disco de estreia do coletivo Lusitanian Ghosts lançado a 16 de fevereiro, cruza a sonoridade tradicional dos cordofones portugueses Amarantina e Braguesa com uma estética de rock n roll internacional protagonizada pelo Luso-Canadiano Neil Leyton (voz, baixo) e pelo sueco Micke Ghost (guitarra eléctrica e Amarantina).

Mais informação:

“Trailer Park Memories”, Lusitanian Ghosts
Produzido por Ricardo Ferreira
Gravado, Misturado & Masterizado nos Canoa Studios
Letra & composição de Neil Leyton
Editado por Lusitanian Music (c) & (p) 2018; com gestão dos direitos autorais (music publishing) da Lusitanian Music. Distribuição digital: Altafonte.

Créditos teledisco “Trailer Park Memories”:

Realizador: André Miranda
Fotografia: Rita Laranjeira
Colorista: Andreia Bertini
Com Gustavo Leitão & Tiago Leitão
Filmado no Baleal, Portugal
Com o apoio de APC-Instruments para a Viola Beiroa
Produzido por SCL Lda. & Blim Records

Créditos making of:

Realizador: André Miranda
Dir. Fotografia: Rita Laranjeira
Com: Neil Leyton, Micke Ghost, O Gajo, Vasco Ribeiro Casais, Abel Beja, João Sousa, Ricardo Ferreira, Nelson Canoa, João Pascoal, Guillermo de Llera.
Filmado no Canoa Studios Com o apoio de APC-Instruments: violas Beiroa, Toeira, Amarantina
Produzido por SCL Lda. & Blim Records

Para ver o Making of:

https://itunes.apple.com/pt/post/sa.d32c82a0-4c7e-11e8-8225-e6444d111ce4

Para ver o vídeo de “Trailer Park Memories”:

https://itunes.apple.com/pt/post/sa.cdd4b260-0d30-11e8-8d0f-a8a63b637dca