A Raiz Genuína – A Música Tradicional na Obra de José Afonso

capa a raiz genuína

 

A Raiz Genuína

A Música Tradicional na Obra de José Afonso

Mário Correia

Edição: Centro de Música Tradicional Sons da Terra, 92 pág., 2016

 

 

 Não creio que uma geração de cantores possa subsistir sem uma forma que os impulsione, sem uma raiz genuína, originada na nossa tradição oral, na qual se apoiem para não caírem em importações.

José Afonso

 

 

 

Mário Correia, autor e etnomusicólogo, iniciou, na década de 70, o seu percurso de crítico e divulgador das músicas tradicionais e populares na revista portuense Mundo da Canção, chegando a exercer o cargo de director ente 1976 e 1998, integrando (1990/1998) a equipa responsável pela programação do Festival Intercéltico do Porto. Realizou também programas de rádio no RCP/Porto, RDP-Antena 1 e Rádio Nova-Porto/ RCP-Lisboa e publicou numerosos artigos em jornais nacionais assim como em revistas nacionais e estrangeiras.

 

Em 1999, criou a Sons da Terra, catálogo de edições de recolhas musicais da tradição oral portuguesa que já ultrapassa uma centena de títulos publicados e dois anos mais tarde o Centro de Música Tradicional Sons da Terra que produz e organiza o Festival Intercéltico de Sendim. Reconhecido em Portugal e além-fronteiras, como comprovam as distensões no XII Prémio Europeu de Folklore Agapito Marazuela (Segovia, Espanha), o Chosco de Oro (Navelgas, Astúrias) e a atribuição pelo governo português, em 2012, da Medalha de Mérito Cultural.

 

Mário Correia tem vindo a publicar regularmente várias obras consagradas às temáticas musicais, como são o caso, entre outras, de “Pairavam Abutres nas Arribas”, novela histórica cuja acção decorre em tempos da Guerra Civil de Espanha, “Tamborileiros e Fraiteiros da Terra de Miranda” e “Toques de Sinos na Terra de Miranda”.

 

Jose_Afonso_com_Cantadores_de_Cuba

 

Neste seu novo livro, o autor revisita José Afonso – “A Raiz Genuína, A Música Tradicional na Obra de José Afonso” -, debruçando-se sobre a importância da música de cariz tradicional, quer seja no cancioneiro popular e/ou tradicional que recriou ou no seu trabalho de composição.

Uma obra de indiscutível relevância cultural.

Orlando Leite