Festim : Susana Baca, Hazmat Modine, Bombino, Lura e Kocani Orkestar na Ementa (Variada e Suculenta)

O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, que decorre de 22 de Junho a 21 de Julho em sete municípios da zona centro, já anunciou os nomes dos (também sete)  grupos e artistas que irão por eles circular, em concerto: Yamandu Costa (Brasil), Bombino (Níger), Susana Baca (Peru), Hazmat Modine (EUA), Lura (Cabo Verde), Violons Barbares (Mongólia, Bulgária, França) e Kocani Orkestar (Macedónia) são os sete nomes que guiarão a festiva viagem pela 9ª edição deste Festim servido anualmente pela d’Orfeu, em parceria com as câmaras municipais dos concelhos parceiros.

O cartaz completo do Festim 2017 foi hoje apresentado na Casa da Cultura de Ílhavo. De 22 de junho a 21 de julho, a 9ª edição do festival intermunicipal de músicas do mundo leva sete grandes nomes aos palcos dos sete Municípios parceiros: Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Oliveira do Bairro.

Este ano, a rede alargou e o Município de Ílhavo apresenta-se como um novo palco do festival, que se junta aos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro. Estão programados 14 concertos, alguns em salas de referência da região, mas a maioria nas praças e recintos de ar livre, levando grandes nomes também ao espaço público.

O modelo partilhado deste festival, envolvendo sete Municípios e apostando nas sinergias de escala, viabiliza a presença na região de grupos e artistas de uma dimensão surpreendente. A sólida evolução do Festim concretiza-se num programa cada vez mais compacto, num investimento de todos os parceiros para uma marca cultural de uma região inteira.

A conferência de imprensa, que foi aberta pelo anfitrião Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, contou ainda com as intervenções de Elsa Corga (CM Águeda), Delfim Bismark (CM Albergaria-a-Velha), Almeida e Costa (CM Sever do Vouga), Alexandre Rosas (CM Ovar), João Alegria (CM Estarreja) e Catarina Pereira (CM Oliveira do Bairro) e do programador do festival, Luís Fernandes (d’Orfeu AC).

O Festim é o único festival português a integrar a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e acaba de receber, pela segunda vez, o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe.

De 22 de junho a 21 de julho, o Festim está servido!