Caixa Alfama 2017 : Alexandra, Rodrigo Costa Félix, Bárbara Santos, Helder Moutinho e Pedro Moutinho Fecham o Cartaz

A edição 2017 do  festival Caixa Alfama – que decorre em Alfama, Lisboa, dias 15 e 16 de Setembro – tem agora a programação fechada com a divulgação os nomes dos fadistas confirmados para o Palco Santa Casa, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima: Alexandra, Rodrigo Costa Félix (na foto), Bárbara Santos, Helder Moutinho e Pedro Moutinho. O comunicado (e a programação completa):

A edição 2017 do Festival Caixa Alfama já tem data marcada, dias 15 e 16 de Setembro. As melhores vozes do Fado da atualidade juntam-se em Alfama para celebrar a música da alma portuguesa. Com dez palcos e mais de quarenta fadistas, o cartaz deste ano fica completo com o Palco Santa Casa no CC Dr. Magalhães Lima. Neste palco há tradição e inovação, diferentes Fados dentro de um mesmo Fado. Alexandra, Helder Moutinho, Pedro Moutinho, Rodrigo Costa Félix e a aposta Bárbara Santos são os nomes que vão encantar o público no Palco Santa Casa.

Na primeira noite, dia 15 de setembro, os Fados ficam a cargo de dois irmãos que são também duas das melhores vozes do presente do Fado: Helder Moutinho e Pedro Moutinho.

Hoje o público está habituado a ver Helder Moutinho a pisar os grandes palcos, mas houve um tempo em que só cantava para amigos. Quando finalmente decidiu enfrentar o público de uma casa de Fados, teve uma reação elogiosa que não esqueceu até hoje: “Afinal o menino também canta…”. As palavras são de Beatriz da Conceição. Canta, e canta ao nível dos clássicos, como prova o último disco: “Manual do Coração”, com letras de João Monge, que integrou várias listas dos melhores discos do ano de 2016. O concerto no Caixa Alfama deste ano vai, obrigatoriamente, passar por aí.

Depois de Helder Moutinho, também Pedro Moutinho leva até ao Palco Santa Casa esses genes abençoados pelo Fado. Canta desde os 11 anos, mas foi em 2003 que editou “Primeiro Fado”. A partir daí, cada novo lançamento levou-o mais alto e mais longe que o anterior. “Fado em Nós”, editado em 2016, é o último disco do Pedro Moutinho. Gravado no coração das memórias fadistas – o Museu do Fado – e fora dos estúdios, tem esse sabor especial do Fado ao vivo. O que só pode querer dizer que alguns dos seus temas vão soar perfeitos no Caixa Alfama.

Na segunda noite, no dia 16 de setembro, o Palco Santa Casa fica entregue a uma das vozes mais acarinhadas pelo público: a cantora e fadista Alexandra. Com várias participações no Festival da Canção, desde a década de 70 que a voz da Alexandra é familiar ao público português. O património dos seus discos e a participação no Musical Amália de Filipe La Féria, garantem-lhe lugar num grupo restrito de fadistas capaz de emocionar qualquer plateia. Fado tradicional e a homenagem a Amália Rodrigues são duas vertentes do espetáculo que Alexandra vai apresentar no Caixa Alfama.

No mesmo dia, o Palco Santa Casa também recebe um dos fadistas mais reconhecidos da sua geração: Rodrigo Costa Félix. O fadista prepara um novo disco, com data prevista de lançamento para o final de 2017. Será o sucessor de “Fados de Amor”, registo editado em 2012, um disco que ganhou o Prémio Amália Rodrigues, e que inclui o single “Amigo Aprendiz” com Tiago Bettencourt, um tema que foi considerado pela revista “The Atlantic” como uma das grandes baladas de 2012. Depois disto, a expectativa do público só pode ser grande para conhecer alguns dos Fados novos do Rodrigo Costa Félix já a 16 de setembro no Caixa Alfama.

Bárbara Santos é a aposta deste ano do festival Caixa Alfama. Apesar da sua juventude, já passou por várias casas de Fado como o Coração da Sé, São Miguel de Alfama e Coração de Alfama. Atualmente integra o elenco da Adega Machado. É com este selo de qualidade que a jovem Bárbara Santos chega agora ao Palco Santa Casa.

Cartaz completo:

Dia 15 de setembro

Palco Caixa – António Zambujo, Marina Mota, José Gonçalez & Sangre Ibérico

Museu do Fado / Auditório – Teresinha Landeiro, Matilde Cid

Museu do Fado / Largo do Chafariz de Dentro – Luís Guerreiro, Pedro de Castro

Palco Amália / Auditório Abreu Advogados – Filipa Cardoso, Carolina

Palco Ermelinda Freitas / Largo das Alcaçarias – Diogo Clemente, Miguel Ramos

Palco Santa Maria Maior/ Grupo Sportivo Adicence – Jaime Dias e Ana Marta, Diogo Rocha e Sandra Correia

Igreja de São Miguel – António Pinto Basto, Teresa Tapadas

Igreja de Santo Estêvão – Rosita, Nádia Bastos, Kiko, Pedro Ferreira

Fado à Janela / Largo de São Miguel – Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues

Palco Tofa / Sociedade Boa União – Conceição Ribeiro, Augusto Ramos

Palco Santa Casa/ Centro Cultural Dr. Magalhães Lima – Helder Moutinho, Pedro Moutinho

Dia 16 de setembro

Palco Caixa – Gisela João; Marco Rodrigues; “Os Mestres” (António Rocha, Artur Batalha, Cidália Moreira, Filipe Duarte, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré e Nuno Aguiar)

Museu do Fado / Auditório – Nathalie, Tânia Oleiro

Museu do Fado / Largo do Chafariz de Dentro – José Manuel Neto, Paulo Soares

Palco Amália / Auditório Abreu Advogados – Ana Sofia Varela, Buba Espinho

Palco Casa Ermelinda de Freitas / Largo das Alcaçarias – Paulo Bragança, Edu Miranda Trio, Júlio Resende “Fado Ensemble”

Palco Santa Maria Maior/ Grupo Sportivo Adicence – Vítor Miranda e Henriqueta Batista, Pedro Galveias e Vera Monteiro

Igreja de São Miguel – Gonçalo Salgueiro, Maria Ana Bobone

Igreja de Santo Estêvão – Luís Caeiro, Rui Vaz

Fado à Janela – Jorge Silva, Miguel Monteiro, José Manuel Rodrigues

Palco Tofa / Sociedade Boa União – Miguel Xavier, Joana Almeida

Palco Santa Casa / Centro Cultural Dr. Magalhães Lima – Alexandra, Rodrigo Costa Félix, Bárbara Santos