The Beatles : Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

The Beatles_capa

 

The Beatles

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Parlophone/EMI/Warner Music

 

Projecto fundamental e marcante na história do rock tornou-se um álbum surpreendente para a altura em que apareceu, o ano de 1967. Mais tarde a crítica classificá-lo-ia, exacatemente, como marcante, influente e… melodicamente deslumbrante acabando por se tornar o projecto no melhor disco dos britânicos The Beatles.

Pois “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é de novo notícia pois acabam de se completar cinquenta anos da data da sua primeira edição e por isso mesmo a obra foi motivo de nova edição e objecto de uma remasterização em stereo e áudio 5.1 surround, tarefa que esteve a cargo de Sam Okell e Giles Martin, o filho do engenheiro de som original sir George Martin, alguns anos mais tarde considerado o quinto beatle. A presente edição comemorativa da efeméride, para além das gravações originais inclui ainda uma série de gravações alternativas que tinham ficado de fora na selecção de canções para a primeira edição, algumas delas a verem a luz do dia pela primeira vez na vida.

Beneficiando agora de um som notável e verdadeiramente surpreendente, de tal modo que parece que estamos a escutar as canções pela primeira vez, “Sgt. Pepper’s…” vem de novo trazer o quarteto de Liverpool para as luzes da ribalta que o mesmo é dizer para os lugares cimeiros dos vários tops mundiais. Atenção minha gente: os Beatles “ressuscitaram“ como grupo e estão de volta! E de que maneira!

João Afonso Almeida