Albert Collins and The Icebreakers : At Onkel Po’s Carnegie Hall

albert collins_capa

 

 

Albert Collins and The Icebreakers

At Onkel Po’s Carnegie Hall

Suburban Music Group/Distrijazz

 

Foi uma memorável prestação de palco a proporcionada pelo grande mestre dos blues Albert Collins (1932-1993) numa prestigiada sala alemã em 1 de Dezembro de 1980; um show que pôs em delírio e êxtase a assistência que esgotou o recinto. Famoso pela energia que sempre colocou em palco e que foi a sua característica principal nos concertos ao vivo, o músico texano geralmente apelidado de “ice man” ou “mestre da Telecaster” foi um dos mais celebrados e prestigiados guitarristas de blues e uma das mais proeminentes figuras do panorama americano da grande música negra.

O concerto atrás citado deu origem a um duplo-disco “At Onkel Po’s Carnegie Hall” , disco esse que integra a totalidade do show de Hamburgo, em 1980, incluindo a longa entrada instrumental em palco de perto de 20 minutos dos Icebreakers, a sua banda de acompanhamento. As enérgicas e emblemáticas prestações ao vivo de Collins projectaram-no em pouco tempo para os píncaros, não admirando portanto que ele tenha sido a principal influência de várias gerações, com especial destaque para dois grande nomes dos blue: Robert Cray e Stevie Ray Vaughan, este infelizmente também já desaparecido do nosso convívio.

Álbum absolutamente demolidor, nos aspectos rítmico e sonoro, revelando uma atmosfera excepcional e eufórica por parte da assistência, este é um dos melhores trabalhos do famoso bluesman e por isso mesmo merece atenção e audição demoradas, tanto mais que discos destes não há por aí aos pontapés.

João Afonso Almeida

 

 

 

 

João Afonso Almeida