António Parreira, Paulo Parreira e Ricardo Parreira : Guitarra Portuguesa por…

AntonioParreira_CD800S_PRINT

 

 

António Parreira, Paulo Parreira e Ricardo Parreira

Guitarra Portuguesa por…

HM Música

 

Mesmo que a hereditariedade seja um dos traços comuns na arte/ofício de tocar um instrumento tradicional, a transmissão do saber entre gerações de uma mesma família não é muito presente na história da guitarra portuguesa de fado. Entretanto, a família Parreira é a exceção que comprova esta regra e materializa esta particularidade através do CD “Guitarra Portuguesa por António, Paulo e Ricardo Parreira”.

O álbum, editado em 2016, foi produzido pelo patriarca António Parreira e gravado nos estúdios Namouche por Joaquim Monte. Além de Parreira e seus filhos, o disco contou com as violas de Guilherme Carvalhais, Rogério Ferreira, Marco Oliveira e Francisco Gonçalves, que também se encarregou do baixo junto a Francisco Gaspar. Foram registados 18 números de diferentes autores: alguns dos temas são criações do próprio António Parreira, enquanto os outros vêm de compositores como Manuel Marques, Jaime Santos, Afonso Correia Leite, Domingos Camarinha, Armandinho, José Lopes, José Nunes, Artur Paredes, Francisco Carvalhinho e José Fontes Rocha.

A audição deste trabalho nos proporciona um verdadeiro tributo, que coloca a guitarra portuguesa no lugar de destaque onde deve estar. Um álbum 100% instrumental, no qual os três guitarristas revezam-se – cada qual com suas particularidades – sem deixar de carregar e mostrar o ADN dos Parreira. Entretanto, é preciso dizer que sente-se falta de um número em que os três toquem juntos, como numa celebração familiar. Quem sabe este não seria o mote para um próximo lançamento?

Luiz Sangiorgio