Voz e Guitarra 3 : Uma Nova Colectânea (E Desta Vez É… Ao Vivo)

Depois de dois álbuns de estúdio, a colectânea “Voz e Guitarra” tem um novo capítulo gravado ao vivo: o CD e DVD “Voz e Guitarra 3”, que agrupa muitos dos temas interpretados dias 3 e 4 de Julho de 2015 no Terreiro do Paço, em Lisboa, no espectáculo homónimo. A dupla edição da Sony Music, que chega às lojas a 8 de Dezembro, reúne temas cantados por Tim, Mafalda Veiga, Dead Combo, Márcia, Vitorino, David Fonseca, Jorge Palma, Sara Tavares, Rita Redshoes (na foto), Ana Deus, Luís Represas, João Pedro Pais, Miguel Araújo e Sérgio Godinho. O comunicado e o alinhamento:

Dia 08 de Dezembro chega o terceiro volume de uma das mais importantes colectâneas da história da discografia nacional: a colecção “VOZ e GUITARRA” está de regresso.

Respeitando o critério das duas primeiras edições, “VOZ E GUITARRA 3” preserva algumas das mais importantes canções da língua portuguesa no seu formato mais puro, em formato voz e guitarra precisamente, sublinhando a beleza e simplicidade da música e poema.

Aqui encontramos originais de David Fonseca, Dead Combo, João Pedro Pais, Mafalda Veiga, Márcia, Miguel Araujo, Osso Vaidoso, Vitorino, Sara Tavares, ou Sérgio Godinho, e pequenos tesouros como David Fonseca que canta “A Gente Vai Continuar” de Jorge Palma, o próprio Jorge Palma a cantar “Foi Por Ela” de Fausto Bordalo Dias, Miguel Araújo que canta Lamartine Babo ou Rita Redshoes que dá voz a Gilberto Gil. Na guitarra, nomes fundamentais da música portuguesa como Mário Delgado, Moz Carrapa, Filipe Monteiro, Luis Varatojo ou alguns dos prórpios cantores que assumem a guitarra das canções.

“VOZ E GUITARRA 3” celebra a simplicidade , beleza e harmonia entre o poema e a música, perpetuando o cancioneiro da língua portuguesa na voz de alguns dos nossos maiores intérpretes e guitarristas. Um objecto único para verdadeiros fãs da música cantada em português.

Sobre “Voz e Guitarra 3”, por de António Miguel Guimarães, director artístico:

Em 2015 realizámos dois belos espetáculos no Terreiro do Paço integrados nas Festas da Cidade de Lisboa com a participação de 17 artistas que apresentaram cerca de 35 músicas, nos dois espetáculos a que assistiram mais de 60 mil pessoas.

Para esta edição procuramos um critério coerente com os trabalhos anteriores e sobressaiu um único: incluir apenas as músicas que ainda não tinham sido apresentadas nos álbuns já editados desta coleção – cancioneiro da música portuguesa que a série Voz e Guitarra tem compilado.

Temos aqui 20 temas cantados por 15 Artistas maiores da musica portuguesa, com versões inéditas gravadas pela primeira vez, canções belíssimas e alguns artistas que se estreiam nesta aventura do Voz e guitarra, como o David Fonseca, a Rita Redshoes – ambos com letras em Português e ainda o Miguel Araújo.

A série Voz e guitarra a que se junta agora esta edição tem já cerca de uma centena de fantásticas versões sendo a primeira vez o lançamento de DVD e CD ao vivo. José Pinheiro, responsável por alguns dos mais emblemáticos vídeos da musica portuguesa, aceitou a difícil tarefa de realizar este concerto incorporando as belíssimas imagens criadas ao vivo e naquele momento pelo António Jorge Gonçalves.

Um obrigado muito especial ao Tim dos Xutos & Pontapés pela direção musical destes espetáculos, ao Moz Carrapa, ao Mário Delgado pelo seu contributo fantástico, ao António Jorge Gonçalves pela sua direção visual única e belíssima e ao João Martins pelas excelentes misturas deste trabalho.

60 mil pessoas aplaudiram de pé este espetáculo no Terreiro do Paço e tem agora a oportunidade de o rever e partilhar com os que não puderam estar presentes.

Alinhamento:

Tim – Vento Louco

Mafalda Veiga – Imortais

Dead Combo – Povo que cais descalço

Márcia – Bom destino

Vitorino – Alentejo Alentejo

Vitorino – Queda do Império

Vitorino – Traz outro amigo tambem

David Fonseca – Eu não Sei Dizer

David Fonseca – A Gente Vai Continuar

Jorge Palma – Essa miúda

Jorge Palma – Foi por ela

Sara Tavares – Keda Livre

Rita Redshoes – Não Tenho Medo da Morte

Ana Deus – Cacofonia

Luís Represas – Sorriso

João Pedro Pais – Ciúmes da Lua

Miguel Araújo – Dona Laura

Miguel Araújo – No Rancho Fundo

Sérgio Godinho – Acesso Bloqueado

Sérgio Godinho – Lisboa que amanhece