David Byrne : O Regresso a Portugal no EDPCoolJazz

Cantor, músico, compositor, poeta, escritor, realizador de cinema… David Byrne é um dos ícones maiores da música (e bom gosto da segunda metade do Séc. XX e das primeiras duas décadas do XXI. É ele o fundador dos seminais Talking Heads – que tantas bandas continuam a influenciar (Arcade Fire, Vampire Weekend, Clap Your Hands Say Yeah, tUnE-yArds, LCD Soundsystem…) -, o autor de um disco fundamental na história da world music – “My Life in the Bush of Ghosts”, ao lado de Brian Eno – e de tantos outros, a solo, onde vai buscar influências a África ou à América Latina (incluindo Brasil),  o inventor da editora global Luaka Bop. E é ele que regressa a Portugal, depois de cerca de dez anos de ausência, para um concerto integrado no EDPCoolJazz, dia 11 de Julho, no Parque dos Poetas, em Oeiras. O comunicado:

David Byrne é das figuras mais reconhecidas do panorama da música mundial e constitui a segunda confirmação da 15ª edição do EDPCOOLJAZZ. O concerto do mentor dos lendários Talking Heads está marcado para o dia 11 de julho no Parque dos Poetas. Depois de quase uma década sem atuar em Portugal, o músico marca encontro exclusivo com o público português para celebrar toda uma mítica carreira bem como os 15 anos do festival, que acontece em Oeiras. O artista prepara-se para lançar um novo trabalho no início de 2018 que será com certeza apresentado a 11 de julho, no Parque dos Poetas.

Byrne, para além da sua ligação à banda que vive no imaginário de gerações como pioneira do género new wave, é também aclamado pela sua eclética carreira a solo, onde percorre meios tão distintos como a literatura (publicou 9 livros), teatro, cinema, performance e até mesmo como membro fundador de uma editora tão importante como a Luaka Bop, selo fundamental na redescoberta de nomes essenciais como Tom Zé e Waldemar Bastos. David Byrne é também vencedor de um Grammy, Óscar e um Globo de Ouro, para além da sua presença no Rock and Roll Hall of Fame.

Autor de músicas como “Burning Down the House” ou “Once in A Lifetime” – músicas essas que ainda ecoam nos nossos ouvidos nos dias de hoje e que serão ouvidas nesta edição do EDPCOOJAZZ -, David Byrne é um artista intemporal e uma constante fonte de inspiração. Tem colaborado com artistas tão diversos como St. Vincent, Fatboy Slim, Brian Eno e, mais recentemente, Oneohtrix Point Never.

Naquela que promete ser a edição mais especial de sempre do EDPCOOLJAZZ, o Parque dos Poetas será palco para David Byrne, o epítome das forças criativas e da relevância artística da música contemporânea. 11 de julho tem tudo para ser lendário. O ícone David Byrne ao vivo e a cores no EDPCOOLJAZZ.

Já confirmados nesta 15ª edição do EDPCOOLJAZZ: a aclamada voz do jazz Gregory Porter (20 julho, Jardins do Marquês de Pombal) e o lendário ícone cool David Byrne (11 julho, Parque dos Poetas)

Sobre o EDPCOOLJAZZ:

O EDPCOOLJAZZ é um evento musical de referência realizado em cenários idílicos, ao longo do mês de julho, juntando natureza, património e música. Foi criado em 2004 pela Live Experiences com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome.

A Live Experiences, ao longo destes 14 anos de EDPCOOLJAZZ, apresentou mais de 130 concertos, juntando mais 300.000 pessoas que num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o aglomerado das grandes multidões, onde pode assistir a espetáculos individuais numa junção única entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do EDPCOOLJAZZ, Cool Energy. Além do EDPCOOLJAZZ, a Live Experiences tem como missão, desde 1999, criar projetos de entretenimento inovadores, que proporcionem experiências e emoções únicas aos seus espectadores e parceiros – ou não fosse o seu lema “Creating New Emotions”.