Yolanda Soares : O Royal Fado Vai Ouvir-se no Coliseu do Porto

O mais recente álbum de Yolanda Soares, “Royal Fado”, é apresentado ao vivo – e com alguns convidados especiais de luxo – dia 3 de Março no Coliseu do Porto. O comunicado:

Com a participação especial da harpista da Casa Real Inglesa, Claire Jones, e vários convidados especiais, o novo espectáculo da soprano/cantora crossover Yolanda Soares inspira-se na carreira de Amália, uma época de novas abordagens e sonoridades para o Fado, em que a fadista cantou, entre outros compositores, as melodias de Alain Oulman e incluiu no seu repertório poesia mais erudita.

Em Royal Fado, a harpa, instrumento inesperado e surpreendente no fado, protagoniza diálogos com a guitarra portuguesa, acompanhando a voz única e bela de Yolanda Soares. Com um requinte e qualidade inigualáveis em alguns dos temas mais românticos da vida de Amália como ”Com que voz”, “Amêndoa Amarga” , “Soledad”, “Lianor”, etc.

É uma homenagem a Amália e ao romantismo da sua época mais inovadora e virtuosa, onde os fados quase faziam lembrar óperas aos ouvidos dos guitarristas que acompanhavam Amália e que diziam ironicamente: “Lá vai ela para as óperas”. São Fados que foram apelidados mais tarde como sendo as “óperas” de Amália.

Em Royal Fado, Yolanda Soares une mais uma vez a música erudita, o canto lírico, o universo da ópera ao Fado, obtendo um “Fado” misterioso, emotivo e elegante que contagia e envolve pela diferente abordagem musical que inclui ainda percussões místicas orientais, o cajon e o violino.

Convidados:

Claire Jones – Harpista da Casa Real de Inglaterra

Chris Marshall – Produtor, percussionista/arranjador do álbum Royal Fado

Grupo coral Alma de Coimbra

Bruno Almeida – Tenor

Bailarinos – Horus Mozarabe, Isabel Rodriguez, Victor da Silva